segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Tomo II – Manifesto pelo amor: o antimanual de autoajuda

Como encontrar e reconhecer a sua alma gêmea?

Em Brida, Paulo Coelho manda que procuremos um ponto de luz logo sobre o ombro esquerdo.. talvez direito. Brincadeiras a parte, como bons adultos racionais devemos nos informar, antes de qualquer coisa, do número da conta bancária do sujeito. Aí já teremos um bom indício e livrai-nos de tentação e de todo o mau. Assim, pouco importa a fantasia e o desejo sensível. Tudo se resume aos cálculos, números, planilha, por-no-gráfico. Não necessidade do erótico, ele requer imaginação demais. Fique apenas com a imagem-ação. Não pergunte quem é. Nem adianta perguntar mesmo, a essa pergunta as pessoas sempre respondem o que fazem. Quem é? “Sou médico”. Legal... Poderia ter continuado.. Qual a especialidade? E então, como diria uma boa anedota, aprendeu tanto sobre o lóbulo direito que sequer imagina existir um esquerdo também. De igual forma, não olhe nos olhos, somente o cartão de visitas.

Ok, paremos então com as piadas, se você quiser encontrar e reconhecer sua alma gêmea, que tal comprar um espelho? Olhe bem, no fundo dos olhos. Talvez você veja o ponto de luz descrito pelo nosso membro da academia brasileira de letras. Agora, se você quiser realmente saber-se amando, dê uma olhadinha na Crônica do Amor, do Arnaldo Jabor: “Ninguém ama outra pessoa pelas qualidades que ela tem, caso contrário os honestos, simpáticos e não fumantes teriam uma fila de pretendentes batendo a porta. O amor não é chegado a fazer contas, não obedece à razão. O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo, por conjunção estelar.

[...] Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca. Ama-se pelo tom de voz, pela maneira que os olhos piscam, pela fragilidade que se revela quando menos se espera. Você ama aquela petulante. Você escreveu dúzias de cartas que ela não respondeu, você deu flores que ela deixou a seco.”. Embora se costume dizer que amor é prosa e sexo é poesia, acreditamos que o amor é a junção da loucura com a poesia. Amamos um outro não porque é bonito ou feio, porque gosta de rock ou samba, mas pela sensação de des-cobrimento do nosso próprio ser. Portanto, passe a racionalizar menos e a sentir mais, o jeito como sorri, o jeito como olha, os calafrios, a vontade de viver, de alegria, de constante mutação, re-des-cobrimento.
Sobre o telefone:

Sente-se ao lado do telefone e espere. Não durma, ele pode ligar. Também não tire o telefone do gancho para ver se realmente está funcionando. Ele pode ligar. E o tempo parece que não para, demora a passar. E então, o telefone toca. O coração dispara. O pescoço fica tomado de sangue. Mas mãos gelam e, contraditoriamente, suam frio, muito frio.

- Alô, Joana? Aqui é a fulana, tudo bem? Vamos ao cinema hoje?

- Ai amiga.. gostaria tanto.. mas é que hoje, hoje,... (e se começa a pensar numa desculpa).. é que.. preciso cuidar do meu gato, que está com uma enxaqueca, acho, o coitado não para de miar. Por sinal, começou a chorar agora, preciso ir.. depois te ligo. Beeeeeeeijo...

E aí ela volta a pensar, tomara que ele não tenha ligado nesse exato minuto.. Não, não, a linha teria chamado. Mas esse treco de chamar baixinho funciona mesmo? E continuou a esperar.
Agora vai a dica: prefira morrer na praia a começar a nadar. Vai que sempre aparece depois um salva-vidas para jogar uma boia... Quando o cidadão tá afim, ele nunca vai te deixar esperando, acredite. Ele irá atrás independentemente de qualquer empecilho. E se ele não tiver seu número? A lista telefônica tem. E se não souber seu nome? Alguém saberá. Ele dará um jeito, você querendo ou não. Descobrirá os locais que você frequenta, criará coincidências. E sempre nos vem a mente: e se ele não tiver coragem? Ele tem, se tiver afim, tem coragem, pode apostar. Talvez até exista uma exceção, mas provavelmente não é você. E de mais a mais, se não tiver coragem, tampouco vale a pena. Quando um cara tiver afim, pode saberá, acredite. Portanto, saia de perto do telefone e vá fazer algo que te apaixone.

Comprometimento: e quanto aos caras casados?
É, bem sabemos, provavelmente ele te prometeu tudo, desde largar a mulher até uma viagem juntos, certo? Te ama infinitamente, mas não tem coragem de deixar a esposa, os filhos.. jura com os pés juntos que não ama mais a esposa, mas somente a você, correto? Sinceramente, fique longe dos casados, nunca se sabe quando um fling vira um thing.. ou seja, caso um flerte pode virar uma paixão. Não falamos por consideração moral, religiosa, bons costumes. Falamos porque se deve ter amor próprio, antes de qualquer outro. Alguém já conheceu um homem que realmente largou a mulher pela amante? Ah, sim, a amiga da amiga da amiga da amiga. E por acaso também ainda se acredita em papai noel e coelhinho da páscoa? Jo no creo em brujas, pero que las hay, las hay? No, No. Se você vier a se apaixonar, irá se arrepender...

A continuar no tomo III. Espera as III se reunirem novamente, sob uma lua cheia nada qualquer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário