terça-feira, 22 de junho de 2010

(in)sensato

.
Sempre me foi possível controlar o desejo, nunca o desejar. O objeto sobre o qual incide minha sensibilidade sempre fugiu ao meu controle. No fim, nada pode ser realmente controlado, talvez apenas uma tentativa de apagar, de desviar, de pensar que mesmo ante a ausência primeira, tudo reside tal e qual. Mas a vontade racional não obsta a busca, senão a atitude fim. E no fim, nunca foi possível direcionar minha sensibilidade, ela não obedece minhas ordens. Ordena-se por si própria. Busca sempre aquilo que não deveria poder, aquilo que não deveria querer, aquilo que se configura como tal ante a provável impossibilidade. Realmente, o insensato. Falta-me sensatez. Talvez o tempo a passar vai tudo levar. Como diz Leo Ferre, avec le temps, tout s’en va.
.
(22.06.2010)

5 comentários:

  1. Insensato é querer controlar o incontrolável, fugir das coisas, seja por medo de sofrer ou por medo de tentar. Os momentos onde a dita sensatez se vai e podemos abrir os braços às coisas que realmente desejamos, mesmo que por poucos momentos,

    perdão pelos pensamentos malucos do horário de expediente, finalmente criei coragem de comentar minhas maluquices

    ResponderExcluir
  2. p.s.são os momentos que fazem a vida valer.

    *tão doidos que esqueci de completar a frase hehe

    ResponderExcluir
  3. Belo texto minha grande amiga, pude me ver em seu texto, ou ao menos parte vivida em minha vida... e sabes bem disto.

    Vou me restringir a este singelo comentário, pois os dizerem que Gabrielle diz ser malucos, de malucos não tem nada, expressam a meneira que eu acredito que deveríamos viver, tentar minimizar nossos medos e mania de auto-controle, porque não viver todos os momentos e sentimentos, exatamente da maneira que nos foi oferecido e de forma intensa podendo tirar todas as experiências neles existente. Por que não se permitir apenas EXISTIR e viver.

    Bom completmento ao texto da Leilane foi dado pelas palavras da Gabrielle, continue com estes pensamentos "malucos".

    Beijinhos Lê amo-te

    Andresa Esteves

    ResponderExcluir
  4. Insensatez é não se permitir ao menos querer. Embora eu conheça os teus princípios éticos, não podes negar a própria essencia do teu ser: viver a vida na intensidade.. que quantas vezes te ouvi dizer... Permita-te querer o que se quer, ou, nas tuas palavras, desejar o que se deseja. Depois conversaremos...

    Bj

    Val

    ResponderExcluir
  5. “ Entre o estímulo e a resposta, encontra-se a liberdade de escolha do Ser Humano”, ahh bendita liberdade que nos permite experimentar a responsabilidade pela própria vida e existência...
    Querer controlar a tudo e a todos... será mesmo que isso nos cabe? As circunstâncias da vida se apresentam independentemente da habilidade daqueles que a tudo pensam e querem controlar...Insensatos!!
    O auto-conhecimento é sensato...desvenda-nos as armadilhas do inconsciente, fazendo aflorar a verdadeira chama que nos impulsiona em diferentes direções... Saber o que nos move liberta-nos do controle do simples querer.
    Os sentimentos podem durar uma eternidade, mas, também podem ser momentâneos...indo e vindo ao sabor dos ventos que sopram em nossas vidas... Senhora dos Ventos, esteja atenta e com o objetivo em mente: controle seu destino ou alguém o fará por você!!!
    Desejo que os sonhos sejam sempre constantes, assim como a beleza e a leveza do SER e, assim, que as respostas seja sempre pautadas nos valores e guiadas pela inteligência.
    Beijos com amor

    ResponderExcluir