quarta-feira, 28 de julho de 2010

To Sir, with love

"Escólio 2. A AuP marca tão fortemente todos os aspectos da relação de comunicação pedagógica que essa relação é freqüentemente vivida ou concebida sobre o modelo da relação primordial de comunicação pedagógico, isto é, a relação entre pais e filhos ou, mais geralmente, entre gerações. A tendência a reinstaurar com toda pessoa investida de uma AuP a relação arquétipa com o pai é tão forte que aquele que ensina, por mais jovem que seja, tende a ser tratado como pai. [...] e Freud: 'Nós compreendemos agora nossas relações com nossos professores. Esse homens, que não eram pais eles mesmos, tornavam-se para nós substitutos [...]".
(Bourdieu; Passeron)




Ela lhe acompanhou,
lhe contou histórias.
Ele lhe mostrou que um outro mundo é possível,
uma terra do
nunca,
ensinou a
voar.
Depois que sentiu a perda,
se arrep
endeu.
Volt
ou.
Não era mais possível.
Ele se recusou a crescer.
Ela imaginou mundos.
Voa, voa.


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